Assistentes virtuais transformam o atendimento ao cliente nas empresas

É inegável o quanto os serviços de atendimento ao cliente evoluíram com a tecnologia, ao invés de apenas disponibilizar os simples call centers, as empresas agora oferecem atendimento multicanal aos consumidores nas mais diversas plataformas disponíveis aumentando o engajamento dos clientes. Porém essa evolução não para por aí, a demanda continua crescendo e os clientes começam a exigir outras características como maior agilidade no atendimento. Com o crescimento dos dispositivos mobile, os consumidores criaram um senso de urgência, não faz sentido esperar em uma fila para conseguir uma resposta da empresa sobre alguma dúvida, eles desejam respostas instantâneas. Simplesmente contratar mais atendentes pode não ser a solução mais viável para essa questão, é preciso investir para aumentar a eficiência, reduzir custos, aumentar o lucro e claro, deixar o cliente satisfeito.

É aí que entram em cena os Assistentes Virtuais (Virtual Assistant – VA), serviços de atendimento automatizado baseados em Inteligência Artificial. É comum que ao entrar no site ou loja virtual de algumas empresas, o cliente encontre um chat disponível para retirada das dúvidas, mas o que poucas pessoas sabem é que na maioria das vezes é um robô que está realizando o atendimento. Cada vez mais companhias tem realizado este tipo de atendimento, de acordo com a consultoria Gatner até 2020 cerca de 85% dos serviços de atendimento ao cliente serão virtuais.

Um Assistente Virtual com inteligência artificial pode ser um sistema de diálogo, um avatar ou um sistema que fornece experiência ao usuário. O VA é capaz de simular e participar de uma conversa, fornecer informações para o cliente e realizar transações. Com Processamento de Linguagem Natural (Natural Language Processing – NLP), o assistente é capaz de entregar uma resposta personalizada e automatizada aos clientes e até mesmo prever necessidades e manter uma conversa fluindo. O que torna o serviço prestado mais preciso, ágil, interativo, confiável e próximo ao atendimento humano.

Confira algumas vantagens de utilizar um assistente virtual para atender os seus clientes!

Atendimento 24 horas, sete dias por semana

Com a correria do dia a dia, nem sempre os consumidores têm tempo para entrar em contato com as empresas em horário pré-estabelecidos e acabam acumulando dúvidas e problemas que não são sanados pela indisponibilidade da empresa em atendê-lo. Com os assistentes virtuais, esse problema não existe, o cliente pode entrar em contato no momento que achar mais conveniente e ter as respostas que precisa.

Um Assistente Virtual também oferece personalização no atendimento, ou seja, cada cliente será tratado de forma individualizada e rápida, tornando essa uma experiência única.

Gerencie melhor a demanda

Os assistentes virtuais são capazes de lidar com grande volume de atendimentos ao mesmo tempo, sem a limitação que ocorre, por exemplo, com atendentes humanos. Com a capacidade de atendimento ampliada com eficiência pela plataforma, as empresas reduzem o volume de chamada físicas e os custos.

Foco em questões mais complexas

Se o assistente virtual é capaz de resolver problemas mais simples e lidar com as dúvidas mais comuns, os atendentes ficam livres para atender questões mais complexas e dar a atenção necessária aos clientes que precisam. Isso também garante o aumento da produtividade da empresa e satisfação do cliente.

Reduz custos

Além de todos os benefícios que a tecnologia oferece, o principal motivo para as empresas investirem nisso é a redução de custos. Com os assistentes virtuais, as empresas eliminam a necessidade de manter grandes centrais de atendimento que consomem recursos com aluguel pagamento dos colaboradores, além de outros custos como horas extras e investimentos em equipamentos.

Com a expansão do mercado de assistentes virtuais com inteligência virtual e a crescente necessidade das empresas, a Olitel em parceria com a Inbot, lançou o Olibot, o assistente virtual com inteligência artificial mais inovador do Brasil, com clientes como Natura, Raízen, Embratel, Porto Seguro, Twitter do Brasil e Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Porém não é só a inovação que assegura a qualidade do Olibot, desenvolvido com tecnologia utilizada há 16 anos por grandes empresas como Petrobras, este assistente virtual já garantiu e garante bons resultados para as empresas, usuários engajados e feedback positivos.

O Olibot oferece ainda às empresas usuárias PLN avançado, inteligência artificial e programada, módulo de conhecimento adaptável, importação automática de FAQs, pesquisa de satisfação e conhecimento colaborativo, workflow (perfis, tarefas, painel de controle), relatórios e dashboards e alta capacidade de integração. Além de poder ser utilizado para pesquisa de mercado, campanhas digitais, mídias sociais, mapeamento do perfil do consumidor, engajamento, inbound sales, processo de vendas simplificado, integração CRM, oferta inteligente, alavancagem pró ativa, suporte e atendimento de todas as áreas, automatização de atendimento e integração com sistemas de gerenciamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*