Saiba o que é Comunicação Unificada (UC) e quais são seus benefícios

Saiba o que é Comunicação Unificada (UC) e quais são seus benefícios

A Comunicação Unificada, conhecida pela sua sigla em inglês UC (Unified Communication), é uma forma de integração das ferramentas de comunicação de uma empresa, como o nome bem sugere, com o intuito de ajudar e facilitar a troca de informações e ideias entre as pessoas dentro de uma empresa, garantindo que o trabalho de todos seja mais efetivo. Dessa forma, um sistema de UC não é constituído por apenas um produto, mas, sim, por um conjunto de produtos que são agrupados por uma ferramenta que permite o uso integrado de todos eles em uma plataforma unificada.

Um sistema de UC, portanto, irá trabalhar com ferramentas de comunicação de real-time e de non-real-time. Comunicação em real-time (em tempo real, traduzindo literalmente) é aquela que prevê uma troca de informações como uma conversa ao vivo, ou seja, na qual, tecnicamente, não é previsto grande tempo de espera para uma resposta. Alguns exemplos são chats de mensagens instantâneas, chamadas de voz por telefonia IP, videoconferências, entre outros. Já a non-real-time prevê uma comunicação mais pausada, como em conversas por e-mail, secretária eletrônica e fax.

Assim sendo, a UC permite manter uma discussão (entre duas ou mais pessoas) em mais de um meio, promovendo uma troca de ideias linear, mesmo fazendo uso de diversas ferramentas durante o processo. Uma reunião por videoconferência, por exemplo, pode facilmente ser incrementada com o uso de mensagens instantâneas, ter suas principais informações encaminhadas por e-mail ou, ainda, ter novos participantes por áudio usando a plataforma de telefonia IP da empresa.

Benefícios da Comunicação Unificada (UC)

As empresas estão começando a entender os benefícios de uma solução de comunicações que vai além do PABX. A UC pode ser uma vantagem competitiva para negócios que precisam de um sistema único para gerenciar múltiplas ferramentas e plataformas, fazendo com que sua empresa seja mais produtiva; ajudando, inclusive, companhias menores a aproveitarem-se de utilidades que as façam parecer maiores e mais competitivas.

De forma geral, a principal vantagem ao começar a trabalhar com UC é a de ver seus processos otimizados. Ao reduzir barreiras e promover integração, as comunicações unificadas fazem com que o fluxo de trabalho e de informações na empresa ocorra de forma mais rápida e fácil, abrindo espaço para um desenvolvimento mais claro e certeiro de ideias, reduzindo-se ruídos.

Uma boa gestão de UC também traz benefícios para o bolso. Mesmo com o investimento na plataforma, é esperado que os custos com comunicação sejam reduzidos, já que a plataforma garante que seja feito um bom uso de todas as ferramentas da empresa, facilitando, por exemplo, a eliminação de itens que acabam se tornando obsoletos com esse avanço tecnológico.

Por fim, serviços prestados ao cliente são aprimorados. Por exemplo, se for necessário contatar um cliente por mais de um meio, com a UC é possível agrupar todas essas conversas, fazendo com que o atendimento seja realizado de forma mais clara e organizada. Ou ainda, com tudo unificado, se for necessário o envolvimento de mais departamentos para atender um cliente, a plataforma permitirá que isso aconteça naturalmente.

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