Engajamento de equipe: entendendo o que é e como ajuda a sua empresa

Engajamento de equipe: entendendo o que é e como ajuda a sua empresa

Manter uma equipe motivada pode ser um grande desafio. Uma vez que lida-se com indivíduos completamente diferentes, a forma com a qual um é motivado nunca será a mesma com que motiva-se outro; não somente, manter todos motivados em equipe, mesmo com as suas diferenças, também não é uma tarefa fácil. No entanto, faz parte das funções de todo gestor, já que é preciso garantir o engajamento de equipe.

Um funcionário engajado traz mais e melhores resultados, ajudando, efetivamente, a empresa a alcançar objetivos traçados para o mês, trimestre, semestre e para o ano. E quando esse funcionário trabalha junto de outros profissionais engajados, formando, assim, uma equipe inteira com os mesmos propósitos, os resultados são ainda melhores.

Assim sendo, o mercado trabalha com as expressões “employee engagement” (termo em inglês para engajamento do funcionário, ou engajamento do empregado) e “team engagement” (que, por sua vez, significa engajamento da equipe). Uma empresa, portanto, que trabalha bem para o seu sucesso é aquela que consegue manter o bom engajamento de seus funcionários e, também, das suas equipes.

A primeira grande dificuldade, porém, vem por não saber direito o que exatamente é o engajamento e, logo, como engajar um funcionário. Engajamento muitas vezes se confunde com felicidade e satisfação, que são coisas completamente diferentes.

Estar engajado não significa estar feliz. Alguém pode estar feliz no trabalho, mas isso não necessariamente significa que essa pessoa está se dedicando em. Short Fridays, massagens de graça e salas de descanso deixam seus funcionários felizes, e podem trazer benefícios por outros motivos, mas não é exatamente o que garante engajamento.

Estar engajado não significa estar satisfeito. Um funcionários satisfeito pode chegar sempre no horário e entregar tudo o que é pedido, mas isso não significa que ele esteja disposto a esforçar-se a mais em situações específicas, nem que tenha comprometimento real com os objetivos e metas da empresa. Um funcionário satisfeito pode deixar a sua empresa facilmente caso receba uma oferta vagamente melhor.

Então, o que exatamente é engajamento? Estar engajado e ter um comprometimento real, tanto no nível racional quanto no nível emocional, com a empresa em que se trabalha e com a função que é exercida.

Portanto, o “employee engagement” nada mais é do que compreender o seu papel em uma organização, com vontade de cumprir as propostas da empresa. Logo, o engajamento de equipe entender o seu lugar dentro da equipe, como exercê-lo da melhor forma, como a equipe está inserida na empresa e como vocês, juntos, podem fazer a diferença uns para os outros e para a corporação.

O engajamento de equipe é a mágica que acontece quando todos em sua força de trabalho estão conectados, sem esforço, com a empresa e com os clientes. É a disposição e a disponibilidade de realmente fazer a diferença e mostrar a que veio. Quando esse engajamento funciona, você sente na sua cultura e no seu balanço – e seus clientes o sentem ainda mais.

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