O que é PABX e como a tecnologia deve ser usada

O que é PABX e como a tecnologia deve ser usada

Na década de 1930, nos Estados Unidos, a Bell Telephone Company, extinta companhia de telefonia americana, desenvolveu o primeiro sistema manual para telefones e linhas telefônicas que 30 anos depois, na década de 1960, daria origem ao que hoje é o PABX.

Empresas de diferentes portes e de todos os setores adotam já há anos sistemas de PABX para organizar a efetuação e o recebimento de chamadas telefônicas, dentro e fora da empresa.

Apesar de muito comum, a sigla, que parece complicada, ainda desperta dúvidas em quem não tem muita familiaridade com telefonia. Por conta disso, trazemos um curto, porém completo, texto explicando o que é PABX, seus benefícios e para quais empresas é indicado.

Definição: o que é PABX?

PABX é a sigla em inglês para Private Automatic Branch Exchange, que em português seria algo como “troca automática de ramais privados”. O PABX, portanto, nada mais é, em sua essência, do que uma central telefônica, cujo principal objetivo é facilitar a comunicação dentro de uma empresa, fazendo uso, como o nome bem indica, de ramais.

Com sistema automático, o PABX, portanto, funciona como um receptor de linhas externas, permitindo fazer e receber chamadas normalmente, e como um distribuidor de ramais internos. Dessa forma, é possível ligar para ramais dentro da empresa sem nenhum custo, o que possibilita a comunicação entre todos os departamentos e pessoas da empresa.

Benefícios da tecnologia

Dentre os benefícios de se adotar o PABX, já citamos o fato de que o sistema facilita a comunicação interna de empresas. Além disso, a comunicação com terceiros também vê uma melhora, já que é possível fazer a transferência de chamadas e, clientes, colaboradores e parceiros podem ter somente um único número da empresa para falar com diferentes pessoas, já que cada uma tem o seu próprio ramal.

Mais do que isso, e talvez essa seja a principal vantagem de se usar o PABX, esse sistema garante uma boa redução de custos para as empresas. Ao invés das companhias terem que investir em dezenas de linhas para abastecer todos os seus funcionários, poucas linhas telefônicas dão conta do recado, já que podem ser acessadas por várias pessoas.

Por fim, mesmo o mais simples dos PABX vem com recursos que agregam para o dia a dia da empresa. Identificador de chamadas, secretária eletrônica, retenção de chamadas, porteiro eletrônico, entre outras soluções que fazem com que lidar e organizar ligações sejam tarefas muito mais simples.

Empresas

Com exceção de empresa muito pequenas, quase todo tipo de companhia pode se beneficiar do uso de um sistema de PABX, principalmente por promover uma redução de custos. Toda grande empresa, inclusive, faz uso de PABX já que o custo para manter linhas para todos da equipe seria completamente inviável, além de haver a necessidade de ramais para uma boa comunicação interna.

Empresas de telecomunicações ou com departamentos de telecomunicações, por motivos óbvios, fazem bom uso desse tipo de sistema. Por conta disso, existem no mercado opções de PABX que se adaptam às necessidades de integração com outras plataformas, como as de call center. Dessa maneira, é possível não somente organizar melhor as operações internas como, também, oferece-se um melhor atendimento ao cliente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*