Olitel PABX

PABX no século XXI: entenda o que há de novo nessa solução

O PABX, sigla em inglês para “troca automática de ramais privados”, é um sistema que foi primeiramente idealizado na década de 1930 nos EUA, tendo sido consolidado 30 anos depois e popularizado no final do século passado. Como explicamos no post PABX: o que é e como deve ser usado, esse sistema automático ajuda a organizar as chamadas de uma empresa, além de facilitar as suas telecomunicações.

Com inovações tecnológicas, novos sistemas de PABX têm surgido no mercado, trazendo melhorias e modernas soluções para diferentes companhias. Se antigamente esse tipo de sistema permitia somente redirecionar chamadas externas e efetuar chamadas internas gratuitamente, hoje em dia ele vai muito mais além, aproveitando-se, principalmente, do grande advento da internet.

PABX Digital

A primeira evolução do PABX foi sair do analógico e partir para o digital. Seus primeiros avanços básicos se dão na qualidade, uma vez que as ligações melhoram consideravelmente ao trabalharem com o E1, que é um padrão europeu de linha telefônica digital adotado em todo o Brasil. Com uma linha digital, é possível eliminar ruídos e aumentar o volume do áudio, trazendo melhorias para toda a operação.

Outro benefício importante é a possibilidade de se trabalhar com a DDR, ou Discagem Direta a Ramal. Em um sistema analógico, toda chamada externa é recebida por um telefone principal que, depois, será redirecionada caso necessário. Com a DDR, a chamada pode ser feita diretamente para o ramal desejado, sem necessidade de transferências. Essa atualização vem a calhar principalmente porque já é possível trabalhar com um número ilimitado de ramais.

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PABX Virtual

Uma vez que digital, um sistema de PABX começa a ter acesso a várias outras funcionalidades que o tornam mais eficiente e econômico. Quando esse sistema começa a estar completamente integrado à internet, ele se torna virtual.

Um dos grandes diferenciais do PABX virtual é o fato de suas ligações serem feitas a partir da tecnologia de VoIP (Voz sobre IP). O VoIP é uma inteligente tecnologia que permite que chamadas sejam feitas através da internet, sem necessidade de usar uma linha telefônica. Isso quer dizer que toda ligação que seja feita dentro do virtual será gratuita, enquanto que ligações para linhas telefônicas terão um valor reduzido.

E mais do que efetuar e receber chamadas online, o sistema virtualizado utiliza tecnologia de nuvem para garantir melhor integração de todos que o usam.

PABX na nuvem

Ao colocar completamente o PABX na nuvem, a sua empresa passa a operar de maneira mais unificada. Agora, não somente telefones podem estar conectados ao sistema de modo a operarem por um ramal, como outros dispositivos (por exemplo, notebooks e smartphones) também podem se integrar á nuvem, uma vez que toda a sua gestão é remota.

Sem barreiras físicas, não há mais necessidade de se estar dentro da empresa para ter acesso ao seu ramal, já que esse sistema na nuvem permite que isso seja feito de qualquer lugar do mundo, bastando ter acesso à internet (e, claro, usando um login e senha).

Além disso, vale lembrar que uma vez que a operação do seu PABX está na nuvem, isso quer dizer que não há necessidade de manter uma grande estrutura física, visto que seus ilimitados ramais e  toda a troca de informações se dão pela internet com suporte da nuvem.

Para compreender melhor como e por que integrar mais a comunicação na sua empresa, leia nosso texto introdutório sobre Comunicações Unificadas.

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